I Semana de Educação Musical da UFSJ


A I Semana de Educação Musical da UFSJ será realizada nos dias 01 a 04 de setembro de 2010 e é uma iniciativa do Departamento de Música, em parceria com o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier e patrocínio da FAPEMIG.

Visa fomentar o debate sobre a Educação Musical e oferecer aos estudantes e profissionais de música a oportunidade de formação e reciclagem, através de palestras, mini-cursos e mesas-redondas.

Nesta primeira edição são três os eixos-norteadores das discussões: Ensino de Música e Inclusão Social, Música na Escola Regular, Educação Musical e Performance. Os temas foram eleitos pela sua atualidade e emergência do seu debate.

Maiores informações pelo e-mail: semanadeeducacaomusicalufsj@gmail.com

Visite o nosso site na página da UFSJ: www.ufsj.edu.br/sem



sábado, 7 de agosto de 2010

Mini-cursos e Oficina da I Semana de Educação Musical

Durante os dias 02 a 04 de setembro de 2010 serão oferecidos três mini-cursos em diversas localidades de São João del-Rei, os mini-cursos e a oficina têm as seguintes propostas temáticas:
  • Fundamentos Musicais através do sistema de Émile Jaques-Dalcroze
  • Fundamentos para Inclusão de pessoas com deficiência através da Música e da Psicomotricidade
  • Recursos Tecnológicos agregados a Educação Musical
  • Educação Musical e Performance

Ritmo musical, corpo e educação: o sistema de Émile Jaques-Dalcroze

Vagas: 30
Pré-requisito: estudante ou profissional de música
Dias: 02 a 04 de setembro de 2010
Horário: 9:00 às 12:00 h
Local: UFSJ - Campus CTAN (Prédio de Música)

Ementa: A Rítmica é um sistema de educação musical que integra ritmo musical e expressividade do corpo, uma espécie de solfejo corporal, denominado por Dalcroze como Plástica Animada (Plastique Animée), destinado a despertar no corpo a consciência do sentido rítmico-muscular, fundamento da arte musical. O intuito deste curso introdutório é apresentar os fundamentos didáticos da Rítmica de Émile Jaques-Dalcroze de modo que possam orientar a prática pedagógica dos professores de música.

Professor ministrante: JOSÉ RAFAEL MADUREIRA
Especialista em dança, educação corporal e pedagogia da arte. Mestrado e doutorado em Educação, Linguagem e Arte pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Estágios na França (Centre d’Études et Recherches en Danse Contemporaine – Mas de la Danse) e na Itália (Dipartimento di Musica e Spettacolo - Alma Mater Studiorum - Universitá degli Studi di Bologna). Pesquisador dos fundamentos da educação corporal e rítmica com ênfase nos sistemas de François Delsarte (Estética Aplicada) e Émile Jaques-Dalcroze (Rítmica). É professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Diamantina, e colaborador junto ao Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita.


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Música e Psicomotricidade no contexto da inclusão

Vagas: 30
Pré-requisito: estudantes, profissionais de música ou pessoas ligadas à área de inclusão de deficientes
Dias: 02 a 04 de setembro de 2010
Horário: 13:30 às 16:30 h
Local: Sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei

Ementa: O curso tem por objetivo fornecer fundamentos aos profissionais da música, no que tange a inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula pela visão da psicomotricidade. A psicomotricidade é uma ciência que estuda o ser humano como algo global , tendo como tripé o emocional-cognitivo e motor. A partir dessa relação, visa trabalhar os aspectos da aprendizagem musical como um todo e inserir nesse contexto pessoas com deficiências.

Professora Ministrante: VIVIANE LOURO

Bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado - FAAM com curso técnico em piano pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Mestre em música pela UNESP. Diversos cursos na área da deficiência mental, física e auditiva e em psicomotricidade. Estagiária por 2 anos no setor de musicoterapia da Associação de Assistência à criança deficiente -AACD. Autora dos livros: Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas e Arte & Inclusão: uma abordagem multidisciplinar. Coordenadora do curso de música, professora de piano e de estruturação musical da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Diretora musical do grupo Trupe do Trapo. Organizadora do Simpósio de Educação Musical Especial e do site Música e Inclusão.


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Recursos Tecnológicos em Educação Musical

Vagas: 15
Pré-requisito: estudantes e profissionais de música, iniciantes em recursos musicais tecnológicos
Dias: 02 a 04 de setembro de 2010
Horário: 9:00 às 12:00 h
Local: UFSJ - Campus CTAN (Prédio de Música)

Ementa: Este curso é aberto à investigação inicial de programas e ferramentas tecnológicas, visando desdobramentos didáticos e metodológicos voltados às práticas de musicalização em geral. O eixo norteador dos conteúdos deste curso brota da experiência do professor em sala de aula, e não do usuário avançado destas ferramentas. Neste ciclo serão abordados em conjunto softwares de edição musical (Finale) e programas de gravação e edição de áudio (Logic e outros), a partir de uma vivência musical em grupo registrada em diário de campo.

Professor ministrante: VLADMIR CERQUEIRA e MARCOS FILHO

Vladmir Cerqueira é mestre em etnomusicologia pela Escola de Música da UFMG. Instrumentista e professor do curso de música da UFSJ, Vladimir trafega pelos universos da música popular e erudita, possuindo experiência básica de usuário da tecnologia, consciente do que deseja e do que não precisa saber em sua atividade de educador - ou seja, sabe que parte daqueles manuais quilométricos que acompanham os programas precisa ser lida e que parte nem se precisa chegar perto!


Marcos Filho possui Mestrado em Música (2008) e Graduação em Música - Habilitação em Composição e formação complementar em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). No ano de 2008 atuou como professor substituto do Departamento de Teoria Geral da Musica da Escola de Música da UFMG ministrando as disciplinas de História e Música, Percepção Musical e Laboratório de Criação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular brasileira; musicologia; composição, arranjos e regência; percepção musical e criação; e música e tecnologia. Atualmente é professor Assistente no Departamento de Música da Universidade Federal de São João Del Rey-MG, cursa o Doutorado em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e é membro do NEMUB - Núcleo de Estudos em Música Brasileira da UFMG.


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Oficina de Performance

Vagas: 20
Pré-requisito: músicos interessados em performance
Material do aluno: instrumento próprio, lápis, borracha e cópia de partituras.
Dias: 02 a 04 de setembro de 2010
Horário: 13:30 às 16:30 h
Local: Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baroneza)

Ementa: Vivências simuladas que oferecem a instrumentistas e cantores a oportunidade de desenvolver competências para a realização de performances musicais satisfatórias e motivadoras, auxiliando na construção de uma identidade positiva como sujeito e músico performer.

Professores ministrantes: Antônio Guimarães e Mariana Jelen

Antônio Guimarães possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Master Of Music - University of New México (1995) e doutorado em Doctor Of Musical Arts - University of Iowa (2003), onde estudou flauta com Tadeu Coelho e Robert Dick. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Música da Universidade Federal de São joão del-Rei. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei e coordenador do programa de extensão Música XXI.



Mariana Jelen possui graduação em Música (violino) pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Música (viola) - University of Massachussets, Amherst (2008). Mariana é professora de viola do curso de música da UFSJ e ainda é responsável pela disciplina de prática em conjunto.